%

O concurso tinha como objetivo levantar questões atuais dos processos urbanos e pautar a discussão da mobilidade e lazer na rede cicloviária das cidades brasileiras, desafiando os participantes a projetar considerando elementos que constroem as paisagens de nossas cidades.

Com 62 propostas entregues, o prêmio convidava os participantes a desenvolver um bicicletário público, um objeto relativamente simples, mas que envolve temas relacionados ao espaço público, mobilidade, mobiliário urbano, design, técnica, qualidade de vida, meio ambiente, saúde, ou seja, a bicicleta envolve todos os temas que qualificam a vida nas cidades.

prêmio cura 1ª edição

Premiados

1º lugar

Equipe:
Augusto Zamperlini, Danilo Di Polito, Pedro Petry, Eduardo Saguas Miller

Instituição de ensino:
FAU Mackenzie
_
Baixar projeto

2º lugar

Equipe:
Guilherme Prado Zorzella, Daniela Zavagli Monteiro da Fonseca

Instituição de ensino:
FAU USP
_
Baixar projeto

3º lugar

Equipe:
Karen Balsevicius Evangelisti

Instituição de ensino:
FAU USJT
_
Baixar projeto

Menção Honrosa

Equipe:
Julio de Luca

Instituição de ensino:
FAU Mackenzie
_
Baixar projeto

Menção Honrosa

Equipe:
Tamar Firer, Pedro Felipe Maia

Instituição de ensino:
FAU UFRJ
_
Baixar projeto

Júri

  • Daniel Corsi

    Atelier Daniel Corsi

    Graduado pela FAU-Mackenzie (2003), onde é professor desde 2010. Mestre pela FAU-USP (2012). Trabalhou no México (Gaeta-Springall + Higuera-Sanchez) e na Espanha (Cloud9|Enric Ruiz-Geli). Fundador do escritório Corsi Hirano Arquitetos (2007). Premiado em concursos públicos como o Concurso Nacional TRT-Goiânia (2007 - 1º Prêmio), Concurso Internacional Museu Exploratório de Ciências Unicamp (2009 - 1º Prêmio), Concurso Nacional Nova Sede Administrativa da Câmara Municipal de Porto Alegre (2014 - 1º Prêmio). Seus projetos já foram expostos na 12ª. Mostra Internazionale di Architettura della Biennale di Venezia (2010) e no DAM - Deutsches Architekturmuseum Frankfurt (2013). Em 2013 a obra das Casas AV foi a vencedora em sua categoria do Prêmio O Melhor da Arquitetura - Ed. Abril.

  • Eduardo Gurian

    SIAA Arquitetos

    Graduado pela CAU-FAAP (2002), posgraduado pelo SENAC em computação gráfica (2005), mestre pela ESTSAB-UPC (2007) e Mestre pela FAUUSP em 2014. Realizou trabalhos com os arquitetos Eduardo Colonelli, Paulo Mendes da Rocha, Marcos Acayaba, Jaime Coll, Judith Leclerc e Marcio Kogan. Desde 2013 é sócio-diretor do escritório de arquitetura SIAA Arquitetos Associados, no qual foi premiado recentemente nos seguintes Concursos Públicos: Reforma e Ampliação da Unidade do Sesc em Ribeirão Preto - 2013 (1º lugar), Restauro da Estação Ferroviária de Mairinque - 2014 (1º lugar), Museu da Diversidade Sexual em São Paulo - 2014 (Menção Honrosa), Mercado Municipal de Lages em Santa Catarina- 2014 (3º lugar) e Anexo para a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro - 2014 (2º lugar). Atualmente atua como docente da Escola da Cidade (desde 2010) e FAAP (desde 2014).

  • Fernando Viegas

    UNA Viegas Muniz

    Arquiteto e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    É profesor de projeto, membro da diretoria e coordenador do curso de pós-graduação lato sensu: “Civilização América: Geografia, Cidade e Arquitetura.” da Escola da Cidade. Participou em vários eventos nacionais e internacionais e como professor convidado na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Equador, Bolívia, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha.
    É sócio do Una Arquitetos desde sua fundação em 1996.

  • Pedro Barros

    Apiacás Arquitetos

    Arquiteto formado pela Universidade de Taubaté (1997), sócio fundador do Apiacás Arquitetos. O escritório desenvolve projetos nas áreas institucionais, residenciais e comerciais para os setores público e privado. Ao longo de sua existência, o escritório tem recebido algumas premiações, entre elas, o 1º prêmio na categoria de obra construída do Concurso Jovens Arquitetos do IAB-SP, o 2º prêmio no Concurso Nacional para o Hotel Complexo Paineiras no Rio de Janeiro, o 3º prêmio no Concurso Nacional para a Requalificação e Ampliação do Complexo Teatro Castro Alves em Salvador, o 1º prêmio no Concurso SESC Franca, em 2013 e o 2º lugar no Concurso do Centro Cultural, de Eventos e Exposições de Paraty. Em 2015, o escritório recebeu o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel.

  • Pedro Vada

    Archdaily Brasil

    Arquiteto e urbanista graduado (2008) pela Escola da Cidade. Na mesma instituição cursa a pós-graduação em Arquitetura, Educação e Sociedade e colabora como professor auxiliar na sequência de Urbanismo. Atualmente leciona sobre Urbanismo na pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política e atua como Editor de Projetos no site ArchDaily e suas plataformas. Em paralelo, desenvolve projetos e planos urbanos com o setor público e privado destacando as Prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo e São José dos Campos, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e SABESP

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego. Ao usar nosso site, você concorda com nossa Política de Privacidade e uso de cookies.