O concurso convida os participantes a desenvolverem intervenções temporárias em obras da arquiteta Lina Bo Bardi, com o objetivo de homenagear sua carreira e promover discussões atuais sobre arquitetura, cidade e sociedade no Brasil.
prêmio cura 6ª edição
Júri
-
André Vainer
Arquiteto e urbanista formado pela FAU-USP em 1980. Foi sócio do escritório André Vainer e Guilherme Paoliello de 1978 a 2009. O escritório teve trabalhos premiados e destacados nas premiações do IAB
de 2000, 2002 e 2004; Prêmio Master Imobiliário em 2000; nas II, IV, VI e VII Bienais Internacionais de Arquitetura de São Paulo e na premiação Top XXI da revista Arc Design em 2007. É titular atualmente do escritório André Vainer Arquitetos e professor da Escola da Cidade, orientando alunos de TFG. -
Francesco Perrotta-Bosch
Francesco Perrotta-Bosch é ensaísta e autor de “Lina: uma biografia” (Todavia, 2021). Formou-se arquiteto na PUC-Rio, mestre pela FAU USP e doutorando pela mesma faculdade e pela Universidade IUAV de Veneza. Em 2013, venceu o prêmio de ensaísmo da revista Serrote com “A arquitetura dos intervalos”. Colabora no jornal Folha de S. Paulo como crítico de arquitetura. Organizador do livro "Biselli Katchborian" e coautor do livro "Entre". É membro do júri de arquitetura da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
-
Isa Grinspum Ferraz
Isa Grinspum Ferraz é roteirista, documentarista e curadora de exposições e museus multimídia. É curadora do Museu da Língua Portuguesa, em SP, e do Cais do Sertão, em Recife, entre outros. Idealizou o Museu do Pampa e o Museu das Missões, no RS e a renovação dos museus do Instituto Butantan, em SP. Dirigiu as séries O Povo Brasileiro, Intérpretes do Brasil, O valor do amanhã, A cidade no Brasil e o longa metragem Marighella. Publicou o livro “Darcy Ribeiro: utopia Brasil”. Foi colaboradora de Lina Bo Bardi e Darcy Ribeiro.
-
Marcelo Ferraz
Arquiteto formado pela FAU-USP em 1978, é sócio fundador do escritório Brasil Arquitetura (1979), onde tem realizado vários projetos com premiações no Brasil e exterior. Colaborou com Lina Bo Bardi em todos os seus projetos de 1977 a 1992. Colaborou com Oscar Niemeyer em 2002. Dirigiu o Instituto Bardi de 1992 a 2001 e o Programa Monumenta para recuperação das cidades históricas (Ministério da Cultura), entre 2003 e 2004. É professor da Escola da Cidade e sócio fundador da Marcenaria Barauna desde 1986.
-
Marcelo Suzuki
Graduado pela FAU USP (1980) e Doutor em Arquitetura pela USP (2010). Atualmente, é Professor Doutor em Regime de Turno Completo do Grupo de Disciplinas de Projeto, junto ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, campus São Carlos. Atua como profissional de Arquitetura, em escritório próprio, na cidade de São Paulo. Projetou diversos edifícios, projetou e montou diversas exposições e escreveu textos para periódicos e para a Universidade.