Lesson 1, Topic 1
Em andamento

Modelagem de Terrenos

A modelagem de terrenos se organiza, basicamente, em duas etapas. A primeira etapa consiste em modelar a massa que forma o terreno. Já a segunda etapa é o tratamento desta massa para acrescentar informações relativas à situação urbana daquele terreno, como o arruamento, calçadas, edificações, etc.

Etapa 1 – Modelar e editar o terreno

Nesta etapa, é utilizado o plugin chamado TopoShaper para criar o terreno a partir das curvas importadas do arquivo 2d.

Caso você tenha dúvidas, queira revisar ou aprofundar seu conhecimento sobre o Toposhaper, assista este vídeo complementar:

Depois de criado o terreno, você pode querer fazer nele algumas edições e pequenas alterações, e para isso, utilizamos o Sandbox (Caixa de Areia), plugin nativo do SketchUp. Como visto em aula, o Sandbox não é utilizado para criar terrenos, mas pode ser muito útil na hora de fazer pequenas edições neles.

Este vídeo pode te ajudar caso queira relembrar as ferramentas de edição de terrenos do Sandbox:

Etapa 2 – Acrescentar ruas e calçadas

Com o terreno modelado, é importante começar a inserir profundidade e maior riqueza de detalhes ao seu entorno.

Ainda falando sobre a Sandbox, é utilizada a ferramenta Drape (ou Projetar) para “tatuar” o desenho 2d das ruas e do sistema viário no geral no terreno.