Âncoras de Urbanidade

R$0,00

Apresentação

O ativismo urbano configura um movimento de expressivo crescimento nas grandes cidades. Os cidadãos, independentemente de sua formação técnica, tem se organizado para realizar intervenções urbanas de pequena escala com diversos formatos e contornos. Geralmente rápidas e com baixo custo, essas ações reivindicam para os próprios beneficiários a responsabilidade de promover melhorias na cidade.

Historicamente, a tarefa de transformar o ambiente urbano vinha sendo depositada na administração pública, que tende a se concentrar em planos de maior escala e estruturados de maneira mais complexa. Os projetos públicos, portanto, possuem maior inércia e são reféns de mandatos e visões polí­ticas.

Nossa oficina aborda uma terceira via, que é intermediária entre essas duas visões. Partimos da seguinte premissa: se os equipamentos públicos e privados são peças importantes da estrutura de um tecido urbano (dos pontos de vista social, físico e funcional), consequentemente deveriam assumir um papel estruturador da dinâmica e da paisagem locais. Não é isso o que se verifica em São Paulo: normalmente, equipamentos como escolas, estações, hospitais, delegacias, clubes e tantos outros equipamentos são agentes de deterioração do seu entorno imediato, graças a um pobre projeto de arquitetura que não extrapola os limites do próprio lote. A ideia é analisar criticamente este cenário e desenvolver projetos de intervenção que trafeguem entre arquitetura, desenho urbano e arte.

Objetivo

Desenvolver projetos de intervenção arquitetônica e de desenho urbano que dialoguem com seu contexto, transformando os equipamentos urbanos escolhidos em elementos geradores de urbanidade.

Público 

Arquitetos, Urbanistas, Designers e Engenheiros.
Encorajamos também a participação de Artistas, Geógrafos, Economistas, Sociólogos e Ativistas Urbanos de qualquer formação.
Estudantes de qualquer uma dessas áreas são admitidos a partir do terceiro ano do Ensino Superior.

Sobre o Convidado

Lourenço Gimenes é Arquiteto e Urbanista pela FAUUSP, com mestrado pela mesma instituição e sócio do escritório FGMF Arquitetos.

Fora de estoque

Descontos de até  e parcelamento em até 10x sem juros

Convide seus amigos para fazer o curso e ganhe desconto na matrícula de todos.

Em dupla   – 5% de desconto
Em grupo – 10% de desconto

Pagamento à vista +10% de desconto
Cartão de Crédito – pague em até 10x sem juros.

Os equipamentos urbanos como deveriam ser
Com Lourenço Gimenes

Cadastre-se aqui para ser avisado de novos cursos, oficinas, workshops, eventos gratuitos e outras novidades do curso {CURA}.