Entrevistas sobre a Lina Bo Bardi

O 6º Prêmio CURA deu continuidade à proposta de realização de concursos de ideias com temas que se alinhem às discussões atuais da arquitetura, cidade e sociedade, com foco no Brasil atual.

Nesta edição, os participantes foram convidados a propor intervenções temporárias em obras da Lina Bo Bardi. A proposta poderia ser implantada em qualquer cidade do Brasil, desde que fosse uma intervenção em obra da arquiteta.

Buscando atender ao objetivo de homenagem especial à Lina Bo Bardi, a comissão julgadora foi composta por pessoas que participaram diretamente na produção de sua obra, o que restringe bastante as alternativas para o júri. Reunimos um grupo muito especial e de altíssimo nível: André Vainer, Isa Grinspum Ferraz, Francesco Perrotta-Bosch, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki.

Importante alertar que no período em que Lina compunha suas equipes de trabalho, a sociedade não tinha algumas das preocupações que temos hoje. Atualmente, temos plena consciência sobre a importância de compor equipes e comissões julgadoras com equidade de gênero. Apesar dos nossos esforços, nem todas as convidadas que tiveram relação direta com a produção de Lina Bo Bardi puderam compor o júri.

Acreditamos que esse concurso tem um caráter diferente de qualquer outra competição que já organizamos. Nossa intenção é fazer com que todo o processo, com entrevistas e conversar com os nomes selecionados fortaleça o objetivo de tornar o concurso algo que vai além do resultado e dos premiados.

Por isso, organizamos todas as entrevistas em uma playlist, que pode ser acessada abaixo.

Copyright © 2019 Curso {CURA}. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade