Biblioteca {CURA}

Biblioteca {CURA}

A Biblioteca {CURA} é uma biblioteca com arquivos separados pela equipe {CURA} que servirão de apoio para a elaboração de seus trabalhos. De composição variada, que vai de fontes tipográficas até modelos 3d prontos para renderizar, nossa biblioteca foi pensada para agilizar o trabalho e valorizar os produtos gerados no dia-a-dia.

A cada ano, é lançada uma nova versão revisada e expandida da nossa biblioteca, que fica sempre disponível para todos os nossos alunos e ex-alunos.


Biblioteca {CURA} 6.0

Com novos blocos e materiais híbridos, que funcionam tanto no V-ray quanto no Enscape* a biblioteca {CURA} 6.0 é uma pequena revolução comparada as bibliotecas anteriores.
A biblioteca agora conta com um instalador automático que instala e organiza todo o conteúdo pra você “automagicamente”.

Confira o vídeo abaixo para baixar e instalar corretamente a Biblioteca {CURA} 6.0

*caso não tenha visto, dê uma olhada na Aula Aberta – Novos Processos de Representação onde falamos sobre a novidade.

*as aulas de v-ray do curso método {CURA} já foram atualizadas para a versão 2021 do Sketchup e V-Ray 5.0

Baixar a Biblioteca

A biblioteca virá compactada, é necessário que você os extraia através de um software de descompactação. Para Windows, recomendamos o WinRar.
A biblioteca ocupa aproximadamente 36GB após instalada, porém para baixar, extrair e instalar será necessário aproximadamente 100GB livres. Após a instalação os arquivos temporários serão excluídos automaticamente e o instalador também deve ser excluído para liberar espaço em disco.

Você pode também baixar a biblioteca via Dropbox e Google Drive, inclusive inclui-los em sua conta para que tenha sempre a biblioteca atualizada pronta para instalar.

*caso tenha problemas durante a instalação, tente desligar o anti-virus. Ele pode acusar um falso-positivo no instalador e bloquea-lo. Mas fique tranquilo, a instalação não apresenta qualquer risco a sua máquina.

Acessar a Biblioteca

Com o link abaixo, você pode acessar os arquivos da biblioteca caso queira baixar apenas as fontes, ou plugins ou qualquer outro elemento de maneira independente.

Caderno

Mac OS ou Windows sem espaço em disco

Pra quem tem Mac ou está sem espaço em disco, o recomendado é instalar a Biblioteca 5.0.
Já estamos trabalhando no desenvolvimento da biblioteca para Mac OS, porém como o sistema da Apple é mais fechado, dificulta um pouco o processo. Mas em breve estará disponível.
Estamos trabalhando também em outras maneiras de instalar a biblioteca que ocupem menos espaço, ou até mesmo uma versão on-demand, onde você baixa apenas aquilo que usar.


Núcleo B

Caso precise de ajuda para instalar aplicativos, formatar, ou qualquer outra solução para o seu computador, você pode procurar a Núcleo B.
Empresa parceira do curso {CURA}, que presta serviços de software e hardware, presencial ou remotamente.

Whatsapp


Responses

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

        1. Oi Felipe,
          Agora é o instalador apenas.
          Sempre que liberarmos uma nova versão, se tiver usando o Google drive, o instalador atualizará automaticamente, aí é só rodar ele novamente que ele apaga a antiga e instala a atualizada.

        1. Oi Raquel,
          Se tiver plugins na pasta que eu indico no vídeo, sim apague. Se eles estiverem na pasta correta, pode manter, pois os novos substituirão os antigos.
          Sobre os dados da biblioteca anterior no disco C, sim pode apagar.

    1. Olá Wilson,
      Infelizmente, a biblioteca precisa ser instalada obrigatoriamente no disco C:, porque é o único caminho em comum entre todos os computadores. E os blocos e materiais precisam puxar essas in formação de um local predefinido. Você consegue pegar os itens da biblioteca dentro do zip e colocar no disco D por exemplo, mas aí terá que relincar todas as texturas e mapas que for utilizar.
      Tente usar a ferramente de limpeza de disco, apagar a pasta de arquivos temporarios e outros aquivos desnecessário para liberar mais espaço.

      Futuramente lançaremos uma opção de download por demanda desses elementos.

  1. É necessário clicar nesse executer para instalar a biblioteca? Porque no final está me avisando que estou sem espaço. (Isso no disco C) Aí tentei só extrair tudo pro disco D e aparaceram as pastas, mas não sei se isso é o suficiente ou de fato é necessária essa instalação.

    1. Oi Luiza,

      Sim. O ideal é que você tenha aproximadamente 100GB livre para fazer a instalção. Depois de intalada, a biblioteca ocupará apenas 36GB.
      Você até pode exportar os conteudos para outros disco, porém ao inserir um modelo no Sketchup por exemplo, ele não encontrará as texturas e outros parâmetros que foram configurados no disco C:. Você terá que relincar cada mapa pra conseguir renderizar qualquer modelo da biblioteca.
      Na próxima atualização, tentaremos otimizar o tamanho para atender a pessoas com menos espaço. E no futuro a biblioteca será toda on-demand, ou seja, você só baixa o que usar na hora. Mas sem previsão ainda.

  2. Boa noite!
    Baixei a biblioteca no meu Disco D (com 900 GB de memória sobrando) e quando fui executar o instalador, ele deu erro por eu não ter espaço suficiente no Disco C (que é onde o WinRAR está instalado), não sei como proceder… tentei transferir adequadamente o WinRAR para o disco D e não adiantou, fiz diversos procedimentos e não consegui executar o processo completo. Poderia me ajudar?

    1. Olá Paola,
      A biblioteca, independente de onde você baixe ou descompacte, será sempre instalada no disco C. Então é necessário ter espaço em disco para instalar a Biblioteca 6.0.
      Caso não consiga instalar a 6.0, recomende que fique na 5.0 pelo menos por enquanto.

      1. Não aparece nennhum. A minha versão é o SketchUp 2020 pro. Percebi que mesmo apagando os arquivos da pasta de Plugin e também da lixeira alguns acabam aparecendo novamente na pasta! Pode ser isso mas não sei porque estão reaparecendo depois de deletados

        1. Oi Laura, é normal os plugins padrão do Sketchup voltarem a pasta.
          Eu peço para apagar só para garantir que não tenha nenhum plugin de terceiro ali.
          Podemos marcar um horário no Ateliê {CURA} pra que eu te ajude com isso.

    1. Oi Ana,
      Você tem algum antivirus além do windows defender?
      Ele deve estar causando um falso positivo. Veja se consegue autorizar de alguma forma. Caso não consiga, posso acessar remotamente e verificar o que pode estar causando isso.
      Mas pode ficar despreocupada que não há nenhum tipo de ameaça na biblioteca.

    1. Oi Luísa,
      Você tem algum antivirus além do windows defender?
      Ele deve estar causando um falso positivo. Veja se consegue autorizar de alguma forma. Caso não consiga, posso acessar remotamente e verificar o que pode estar causando isso.
      Mas pode ficar despreocupada que não há nenhum tipo de ameaça na biblioteca.

    1. Oi Fernanda,
      Qual o tamanho do arquivo que ele está baixando?
      Pode ser que seu navegador esteja bloqueando parte do arquivo, ou antivírus dando falso positivo.
      Tente baixar com outro navegador, ou extrair com o winrar antes de executar.

  3. Oi Guilherme, tudo bem? Espero que sim.
    Por algum motivo nao estou conseguindo instalar a biblioteca 6. Quando clico para executar o instalador, ele carrega e em seguida aparece um aviso do windows security dizendo que acharam uma ameaca (deve ser engano) e em seguida um aviso do winrar:
    Cannot execute “C:\Users\raiss\AppData\Local\Temp\Rar$EXa6724.19246\Biblioteca {CURA} 6.0.exe”

    Sera que vc poderia me ajudar?
    Obrigada!

        1. Que ótimo! Depois veja se os arquivos ainda estão em C:\Users\raiss\AppData\Local\Temp\Rar$EXa6724.19246\Biblioteca {CURA} 6.0.exe
          Geralmente ele exclui sozinho, mas como deu esse erro aí por conta do antivírus, pode ser que ele não tenha excluído. Você pode apagar manualmente pra ele não ocupar esse espaço desnecessário.

    1. Oi Pamela,
      Eu tirei pois estava dando erro, estou subindo novamente a biblioteca 5 aberta. A 6 não tem essa opção, uma vez que agora trata-se de um aplicativo que concentra tudo.

    1. Oi Heitor,
      Vamos criar uma versão de instalação manual, como na 5.0.
      Assim não precisa ter todo esse espaço livre.
      Vamos desenvolver também uma plataforma de download por demanda, assim você só baixa o que precisar.

  4. Olá, Guilherme! Eu tenho as versões 2019 e 2017 do SketchUp no meu computador. A biblioteca completa foi instalada automaticamente para a versão 2019. Eu consigo instalar também para a versão 2017? Ou, ao menos, copiar os materiais e componentes do Sketch para a versão 2017? (os plugins eu já tenho). Obrigada desde já!

    1. Olá Simone, pra isso você tem de entrar na pasta C:\ProgramData\SketchUp\SketchUp 2019\SketchUp e copiar a pasta de materiais e componentes para a mesma pasta do Sketchup 2017.

    1. Olá Luisa, Estranho isso. Ele geralmente já apaga quando conclui a instalação.
      Veja se na pasta C:\Users\seuusuario\AppData\Local\Temp tem uma pasta que comece com Rar%….
      Ou então na C:\Program Files (x86)\Curso {CURA} e veja se ainta tem arquivos por lá, caso tenha, pode apagar.

    1. Mudou bastante coisa de uma pra outra. A biblioteca nova foi feita a partir do zero, e atualizaremos ela a partir de agora. Então há muitos elementos que estão na 5.0 mas não estão na 6. Porém como você falou, esses elementos são menos produzidos e não são compatíveis com o escape por exemplo.

  5. Olá, fiz o download da biblioteca 6.0 porem quando entro no arquivo aparece apenas a pasta “Biblioteca {CURA}6.0-FILES.7z”.
    Não conseguir identificar o arquivo “Biblioteca {CURA}6.0.exe” na pasta. Qual seria o problema?

    1. Oi Caroline,
      Em breve colocarei um link para o Google Drive. Mas acredito que possa ser seu antivirus que está deletando o arquivo quando finaliza o download.
      Tente desligar o windows defender enquanto baixa pra ver se ele vai. Pois o link do dropbox está funcionando está normal.

  6. Olá,
    Não estou conseguindo instalar a biblioteca,
    quando vou extrair aparecem 3 erros:
    ! D:\drive\Sincronizado (1)\CURA\Biblioteca {CURA}2.rar: Final inesperado do arquivo
    ! D:\drive\Sincronizado (1)\CURA\Biblioteca {CURA}2.rar: Erro de soma de verificação em Biblioteca {CURA} 6.0-FILES.7z. O arquivo está corrompido
    ! D:\drive\Sincronizado (1)\CURA\Biblioteca {CURA}2.rar: Final inesperado do arquivo

    Já tentei baixar pelo mega e pelo dropbox, já pausei o antivírus também.
    O que pode ser?

    1. Olá Chayanne,
      Tente mover o download pra area de trabalho antes. Parece estar na pasta do drive, e talvez isso esteja corrompendo de alguma forma.
      Os download foram concluidos nas duas plataforma? Ou alguma deu erro? Compare o tamanho dos dois arquivos. O correto é ter aproximadamente 24GB.

        1. Oi Chayanne,
          Por algum motivo o download deve estar sendo interrompido. Tente usar outro navegador.
          Estou baixando em outros computadores aqui pra ver se há algo de errado com os repositórios, mas acredito estar tudo ok.

          1. Olá, tudo bem ?
            Nao sei o porque, mas não estou conseguindo finalizar o download da biblioteca, já tentei várias coisas. Ontem tentei baixar pelo drive, quando chegou em uns 13 Gb ele deu falha-proibido, ai não dava mais p retomar o download. Pelo mega eu não consigo baixar porque o arquivo é muito grande e pelo dropbox ele baixa um arquivo corrompido ( mesmo com o antivírus desativado ), não sei o que faço 😞

          2. Oi Chayanne,
            Que chato isso. :/
            Você não tem nenhum outro anti-virus, ou windows defender ativo?
            Algo está limitando o download por ai. Testei todos os links e estão todos normais.
            Tem outra maquina pra testar por ai?
            Me mande os prints com os erros pra que eu possa procurar sobre.

  7. Bom dia, galera.
    Formatei meu PC e reinstale a Biblioteca 6.0, até ai tudo certo. Só que instalei tbm uma versão mais recente de V-ray (4.20.01) e na pasta de Templates não tem esse versão, como mostra na vídeo aula, onde encontro elas?
    Outra coisa foi que meus arquivos configurados com o vray antigo, ocorrem erros de renderização agora que não consigo identificar, por exemplo, todos blocos de VEGETAÇÃO CURA não aparecem mais no render, mesmo eu inserindo o bloco da 5.0 novamente, oq pode ser?
    Obrigado!!

    1. Oi Guilherme, como vai?
      Na pasta de configurações {CURA}, as configurações Cor Sólida, HDRI e Sunlight já estão na versão 4.2.
      Sobre os problemas com os blocos da biblioteca 5.0, você precisa ter os arquivos da biblioteca 5.0 na pasta disco C do computador, se não ele não encontra a origem.
      Na atualização da biblioteca 6.1 eu colocarei os itens da 5.0 que ficaram de fora. Mas ainda sem data pra lançar pois estou tentando resolver a questão de registro com a microsoft pra não acusar falso positivo no antivirus na hora de instalar.

      1. Bah, não é isso o problema dos blocos. Copiei a pasta Vegetação pro meu SSD que é o principal, abri o arquivo separado só pra testar o render e as plantas continuam não aparecendo. Essa questão de eu precisar ter os arquivos na pasta do disco C se aplica somente para os blocos CURA? pq os outros blocos continuam aparecendo normalmente, o problema são os de vegetação mesmo, que aliás eram ótimos e uso bastante! Eu testei explodir eles e renderizar, aí aparecem mas as configurações de textura não funcionam. Teria algum outro problema que pode fazer eles sumirem?

        1. Seleciona o bloco no Sketchup, abra a aba de proxys do vray e veja qual caminho ele está dando. Certamente ele deve estar sem o vrmesh original apontado, aí basta redirecionar para a pasta correta. Deve resolver.
          Você pode ver qual era a pasta original e deixar o sistema de pastas igual, ai ele encontrará automaticamente.
          Se ficou confuso, podemos marcar uma hora no Ateliê e eu te ajudo a resolver isso.

          1. Entendi o problema e realmente deve ser isso, está com um “!” no local do arquivo. Mas fiquei tentando localizar os arquivos e não consegui corrigir isso. Como marcamos esse horário?

    1. Oi Lucienne,
      Pra descompactar a biblioteca é necessário ter um aplicativo que leia .rar (que é um método de compressão melhor que o zip).
      Eu indico o uso do Winrar, que é gratuito.

  8. Olá. baixei a biblioteca mas me parece que vieram componentes do sketchup faltando.
    Como no caso da pasta de arvores, que veio apenas um componente de árvore pequena. Ou na pasta de banheiro que possui apenas uma cuba
    Baixei a biblioteca de novo no google drive e na pasta “biblioteca cura files” está da mesma forma
    Como a biblioteca 5.0 vem mais componentes por pastas, queria saber se a 6.0 está certa assim mesmo ou se estou com componentes faltando

    1. Oi Mirella,
      Acredito que sim. A biblioteca precisa de 15GB livre em média. porém como você vai descompactar, você precisa de no mínimo o dobro desse espaço disponível. Caso não tenha, você pode transferir o zip para um disco externo descompactar lá e copiar esses dados pra sua máquina de volta. Ou uma outra máquina caso não tenha nenhum HD externo.

    1. Oi Gui,
      Eu acabei mudando a forma de download e os botões. Basta acessar qualquer uma das opções e baixar a biblioteca e depois executar a instalação.
      Qualquer dúvida me avise.

  9. Boa tarde!
    Tenho computador windows e fui baixar a bilbioteca pelo mega, ficou o dia todo baixando e quando abri a pasta só tinha um arquivo photoshop escrito “biblioteca CURA”. Não estou nem conseguindo abrir esse arquivo. Pelo google drive tambem não carregou para mim!! Como posso baixar?

    1. Olá Ruth,
      Qual o tamanho desse arquivo? Acredito que seja um conflito de extensões só. O Arquivo da biblioteca é um arquivo compactado em .rar que precisa do winrar para descompactar. Talvez você não tenha o winrar ou qualquer outro descompactado e ele acabou indicando que o photoshop é o app pra abrir esse tipo de arquivo.
      Então acredito que basta baixar o winrar que você conseguira instalar corretamente a biblioteca.

  10. Oii! Faltava 2g pra finalizar o download pelo google drive e deu uma falha, que consta como proibido, não consigo retomar da onde estava.
    ‘Esse erro indica que você não tem permissão para fazer o download desse arquivo no servidor.
    Para corrigir, acesse o site em que o arquivo está hospedado. Verifique se é necessário fazer login ou fornecer alguma outra autenticação. Se não for possível fazer login, entre em contato com o proprietário do site/servidor ou procure o arquivo em outro site.’
    Pelo mega, ele pausa o download por causa do tempo e me pede mais 4h pra retomar. E o dropbox finalizou o download rápido e não havia nada na pasta. Alguma ideia de como posso resolver?

    1. Oi Natalia,
      Você tem algum antivirus? Ou windows defender?
      Por algum motivo, alguns conputadores acusam falso positivo ao baixar a biblioteca. Então recomendo desliga-los durante download e instalação.
      Fique tranquila, não há nenhum tipo de virus na biblioteca. Após a instalação pode voltar a ligar.

  11. Olá,
    Já tentei diversas vezes fazer a instalação da biblioteca 6.0 e não consigo, ao tentar executar aparece a seguinte mensagem ”Não foi possível executar”C\Users\Usuario\AppData\Local\Temp\Rar$EXa11480.29166\Biblioteca{CURA}6.0exe” já tentei fazer a execução com o windows defender desativado mais o erro continua, também já verifiquei o espaço disponível no disco C e o mesmo conta com espaço disponível para a instalação

    1. Oi Isa, tente ir na pasta C\Users\Usuario\AppData\Local\Temp e deletar o arquivo Rar.$EX…..
      A primeira vez o windows defender deve ter definido ele como um arquivo perigoso (fique tranquila, não é), e agora mesmo com o windows defender desligado ele não executa.
      Tente ver se no windows defender, na lista de item bloqueados ele não aparece, se aparecer, pode permitir e ele deve rodar.

    1. Olá Vivian,
      você acessa os blocos diretamente no painel de componentes do Sketchup.
      Qual sua versão do Sketchup? Aparecerá de tiver a versão 2019 ou 2020. Versões anteriores não mostrar os itens.

  12. Oi! Estou tentando baixar a biblioteca no meu computador mas estou com alguns problemas. Me certifiquei antes de instalar que tinha espaço disponível, estava com 150 GB livres, mas ao chegar na etapa de extrair e instalar a biblioteca propriamente dita, ele fala que não há mais espaço disponível! Antes desse procedimento estava com 53GB livres, e ele diz que precisaria de 40GB, mas que não há mais espaço. Entendo pouco sobre essas questões mais técnicas, será que poderiam me ajudar a descobrir o que está havendo? Já apaguei arquivos e desinstalei programas e mesmo assim não consigo completar a instalação.

    1. Oi Marina, quer entrar no Ateliê? Consigo te ajudar por lá. É só clicar aqui na barra lateral Ateliê {CURA}, ao entrar basta compartilhar a sua tela, que eu peço acesso para controla-lo. Acho que será mais fácil do que tentar explicar via texto.

    1. Olá Vitor,
      Está sim! Você pode baixar através do botão Dropbox e depois subir para seu onedrive. Vou criar um link exclusivo para esse serviço em breve.
      Aqui os botões de download estão normais, me avise caso não consiga.

  13. Oi! Formatei meu Pc recentemente e estou instalando a biblioteca do Cura, porém está demorando muito, já tem quase 2:30h desde que iniciei o processo. A barrinha de status está completa, mas ainda nada de finalizar. O computador está usando a capacidade máxima de disco e é a segunda vez que estou tentando (da primeira achei que algo havia dado errado e interrompi). Devo continuar esperando ou está acontecendo algum erro mesmo?

    1. Oi Carolina,
      Você finalizou a instalação?
      Os materiais devem a aparecer na propria aba de materiais do Sketchup.
      Caso queira que apareça na aba de materiais do vray, você precisa clicar na pastinha na barra inferior da lista de materiais e pedir pra abrir a biblioteca.
      Eu posso te orientar no Ateliê. Estarei lá hoje a partir das 19hrs.

    1. Oi Alessandra,
      Você chegou a instalar? Caso sim, em desinstalar aplicativos tem a opção CURA, basta clicar e pedir pra remover.
      Caso não tenha concluído a instalação, tem de remover manualmente os itens. Mas ai eu prefiro fazer remotamente pelo Ateliê. Pois são vários caminhos distintos, e pra explicar via texto aqui fica bem ruim.
      Eu estou fora de SP, em um local com uma internet bem ruim. Te atrapalha muito falarmos próximo do dia 05?
      Eu consigo ir até um ponto de internet um pouco melhor antes disso, mas teríamos que marcar um horário pra que eu possa me deslocar até esse ponto.
      Me avise como prefere.
      Abração

          1. Então, tentei baixar pelo dropbox e pelo google drive, porém os dois deram o mesmo problema. Eles não baixam a biblioteca toda, baixam apenas um arquivo de illustrator que não abre. Não tem a opção de baixar a pasta toda igual no vídeo, apenas um download direto desse arquivo de illustrator que não abre. Não sei se estou fazendo algo errado …

          2. Você tem o winrar instalado Ana?
            Se não tiver ele está atribuindo qualquer outro programa pra abrir o .zip. Por isso aparece pra você o illustartor.
            Caso precise de ajuda, estarei hoje as 19hrs no ateliê.

    1. Olá Juliana, você tem o winrar instalado? É necessário pra descompactar o arquivo .zip.
      Qual o tamanho do arquivo que baixou? Pode ser que ele tenha finalizado o download antes do termino. O correto é ter um arquivo com mais de 20GB.
      Caso esteja menor, tente fazer o download novamente.
      Se precisar de ajudar, estarei hoje as 19hrs no ateliê.

      1. Oi Guilherme,
        está com mais de 20GB sim. Tenho o winrar e nunca tive problema pra descompactar arquivos, já tentei de várias formas, já baixei mais de uma vez e de fontes diferentes 🙁 não sei o que pode estar acontecendo…
        Na quinta não vi a sua resposta então acabei não entrando no Ateliê, entrei agora e não tem ninguém, tem um outro dia que você vai estar disponível? Ou tens alguma ideia do que posso tentar fazer?

        Obrigada pela atenção!

    1. Oi Gabriel,
      Vou liberar ainda esse mês os arquivos de maneira independente, e fazer uma aula mostrando como encontrar os vínculos perdidos de maneira automática. Por que estamos encontrando muita dificuldade em conseguir fazer de maneira automática como ocorre no windows.

  14. Oi, Felipe.

    Estou com uma nova máquina e tentando fazer o download da biblioteca através do Google Drive mas não consigo finalizar. Aparece uma janela de aviso de que os arquivos já estão instalados numa pasta específica que não existe neste pc…
    Poderia ser algum problema no link?

    N’ao sei como resolver.

    1. Oi Raquel,
      Que estranho, consegue me enviar um print com esse erro?
      Tente baixar pelo link do dropbox, ou então usar outro navegador para fazer o download novamente.

  15. Boa noite, estou com dificuldades na instalação da biblioteca, o processo aparentemente está correto, mas ao final os ícones na área de trabalho so o que direciona a pagina do cura funciona o da biblioteca avisa que “talvez não tenha as permissões adequadas” para acessa-la .

    o que devo fazer ?

  16. Olá! Vi que é preciso 100GB livres no disco C para fazer a instalação da biblioteca 6.0, não possuo isso por ter um SSD com 128GB que só possui 60GB livres. Baixando a Biblioteca 5.0 consigo acompanhar o curso normalmente? (Por conta do Enscape principalmente (Curso Método Cura)) Preciso fazer alguma coisa manualmente com os arquivos?
    Vi nos comentários que vocês postariam uma biblioteca atualizada, melhor esperar? Tem alguma previsão? Pergunto pois gostaria de finalizar meu curso antes da volta às aulas.
    Obrigada.

    1. Oi Ana Luísa!
      Além do SSD de 128, você tem um disco secundário na sua máquina? Pois posso tentar acomodar determinados elementos no SSD e outros no HD.
      A diferença da biblioteca 5.0 para 6.0, é que ela não tem os blocos ja configurados pra v-ray e escape. E é justamente esses blocos e texturas que vão ser obrigatórios estarem no disco C: para que funcionem.
      Caso você tenha outro disco, eu posso fazer a instalação manualmente pra você, separando elementos no SSD e no HD.
      Caso tenha apenas o disco principal, ai eu recomendo ficar na biblioteca 5.0 mesmo.
      Podemos marcar um horário no Ateliê, assim te explico melhor e dependendo do caso ja faço a instalação manual pra você.

    1. Olá Pedro,
      A pasta de organização vem vazia mesmo. Ela é uma pasta que será base pra você criar seus projetos. A cada projeto novo, você duplica e renomeia a pasta.

      1. ah, tudo bem. eu jurava que tinha aberto as subpastas da organização da primeira vez que baixei e tivesse visto mil fotos como as ilustrativas dessa página aqui, esferas texturizadas, vegetação, etc que depois tinham sumido. valeu guilherme!

    1. Oi Julia,
      Qual a velocidade de sua internet? (fast.com)
      Qual navegador está utilizando? Tente baixar com outro navegador pra ver se vai. Ou tente desligar seu antivirus pra ver não é ele quem está bloqueando.

    1. Olá Gabrielly,
      Tente abrir em uma nova aba o link do Google Drive. Testei aqui e funcionou numa aba anônima normalmente. O que indica que o link está funcionando.
      Se persistir em acesso negado, consegue me enviar um print do erro? Pode mandar por mensagem direta na plataforma. O Botão de link direto foi removido, pois estava causando muita instabilidade no site.

    1. Oi Samanta,
      Tente reinstalar o Winrar pra ver se consegue. Muitos alunos tiveram problemas similares pois estavam usando um winrar mais antigo do que usei pra compactar.
      Me avise!

    1. Oi Amanda, tente desligar a verificação do antivirus. As vezes ele aponta um falso positivo e coloca em quarentena, excluindo o arquivo. Pra muita gente resolveu. Ou tente então utilizar outro navegador para baixar. Caso não resolva, me avise!

    1. Oi Chiara,
      Dá sim. Você pode baixar num disco externo e depois instalar manualmente. Eu posso fazer remotamente pra você, através do ateliê. Se não puder aparecer as terças e quintas no ateliê, podemos marcar um horário que funcione pra você.

  17. Guilherme, boa tarde, tudo bem ? Retomei o curso depois de alguns meses por motivo de trabalho.
    Não estou achando o Template inicial do curso de Sketch Up que você recomenda na primeira/segunda aula do curso do Cura. Baixei toda a Biblioteca e descompactei. Ele está em alguma pasta específica? Obrigada, Vivian

  18. Estou com um problema de armazenamento, a biblioteca é muito grande e não tenho espaço no disco, como posso fazer para baixar num HD externo? A instalação bloqueia essa opção…. sei que não é o ideal mas não tenho outras opções nesse momento.

    1. Olá Beatriz!
      Eu vou fazer um tutorial de como instalar a biblioteca de maneira manual. Assim você não depende de tampos espaço em disco.
      Enquanto não gravo esse vídeo. Posso auxilia-la através do Ateliê, pode ser? Hoje a partir das 19 estarei lá pra ajudar os alunos.

    1. Oi Bruna,
      Nem mesmo a versão 5 da biblioteca? Se tiver um disco externo, você pode baixar nele, e deixar na máquina só o que necessitar.
      Quanto de espaço livre você tem?

  19. Oi! Instalei a biblioteca 5.0 pois uso mac, mas não vieram todas as pastas, só uma pasta chamada Disco C, uma chamada Photoshop e outra chamada Cura onde contém Proxys e HDRIs. Não veio a de plug-ins e nem a biblioteca de blocos. Tá certo?

    1. Olá Amanda,
      Qual sua versão do Sketchup? Se for 2021, vá até a pasta c:/appdata/sketchup/sketchup2020 e copie a pasta models, components e plugins para a pasta da versão 2021. Deve resolver.

    1. Quando executa a biblioteca ele extrai os arquivos antes de copiar, por isso “somem” esses 33GB. O ideal é ter 100GB livres. Ou então fazer a instalação manualmente a partir de um disco externo. Posso te ajudar se quiser.

  20. Oi, boa tarde! Eu descompactei o arquivo “Biblioteca {CURA}6.0” de 22,7 GB e executei o instalador “Biblioteca {CURA}6.0.exe” para fazer a instalação dos arquivos.

    Da instalação resultaram os seguintes arquivos:
    * DeskPins, PureRef e See Through Windows
    * 2 atalhos pra área de trabalho (“Biblioteca {CURA}” e “{CURA} Rede”)
    * 1 pasta de nome “CURA” com: HDRIs, Material {CURA}, Proxys e Texturas – 21,1 GB
    * 1 pasta de nome “Biblioteca {CURA}” com: {CURA} Organização Pastas, Modelagem e renderização, Pós-Produção.- 14,2 GB

    Todos esses arquivos juntos deram aproximadamente 36 GB. No entanto, o arquivo compactado “Biblioteca {CURA}6.0” de 22,7 GB continuou no meu computador. Eu posso excluí-lo para liberar espaço? Porque isso está totalizando 58,1 GB de armazenamento. Obrigado!

  21. Olá! Tudo bem?
    Eu estou um pouco confusa com a configuração da minha biblioteca hahaha. Eu baixei ela faz uns meses, e só agora ia começar a usá-la na aula de sketchup, mas não encontrei onde ficam os templates. Descobri que minha pasta está diferente da de outros colegas, não sei por quê. Não consigo entrar no discord pra mandar print, porque meu convite “expirou”.

    1. Oi Ana,
      Me mande por mensagem atraves da plataforma um print da biblioteca que baixou. Pra eu entender o que pode ser.
      E sobre o discord, ao clicar no widget que tem na página de feed ele dá como expeirado? Estranho, vou tentar ajustar aqui.

    1. Oi Gabriel, qual sua versão do Sketchup?
      Se for 2021, vá até a pasta c:/appdata/sketchup/sketchup2020 e copie a pasta models, components e plugins para a pasta da versão 2021. Deve resolver.

          1. Bom dia Guilherme. Consegui descocultar a pasta, ao mover os arquivos para a outra pasta. Sumiu os plugins do vray. Reinstalei o sketchup 2021 e o Vray 5.0. Mas nao me aparece os plugins, para quebrar o galho estou instalando manualmente. Estranho pois já tinha conseguido baixar os plugins tudo certo, mas como tive que resturar o note apagou tudo.

        1. Não consegui responder a sua última mensagem na própria mensagem mas aqui vai.
          Deve ser só um erro de caminho de pasta.
          Caso queira, posso acessar remotamente pra conferir e ajustar isso pra você.
          Me fale quando pode e me envie um código de acesso do chrome remote por mensagem pessoal aqui na plataforma.

    1. Oi Carolina,
      Tentou todos os links? Dropbox, Google Drive e Onedrive?
      Tentei baixar em outro navegador. Chrome, Edge, Firefox, Opera….
      Testei os links aqui e estão normais.
      Se não conseguir novamente me avise.

  22. Oi!
    Eu instalei a pasta do CURA 6.0 há alguns meses, e agora vou realmente começar o curso, porém notei que os componentes, materiais e plug-ins não ficaram visíveis no Sketchup.
    Eu consegui colocar as pastas de materiais e componentes na pasta de instalação do Skp e agora estão aparecendo pra mim, mas os plugins não sei oq fazer, eu copiei eles para a pasta plugin em: C:\ProgramData\SketchUp\SketchUp 2019\SketchUp\Plugins, no entanto quando abro o Skp eles não estão instalados. Como devo proceder?

  23. Previsão dessa atualização da biblioteca para o Mac?? Pq me senti meio prejudicado não tendo todas as melhorias descritas aqui para usar no meu computador …..

  24. Oi!
    Eu instalei a pasta do CURA 6.0 há alguns meses, e agora vou realmente começar o curso, porém notei que os componentes, materiais e plug-ins não ficaram visíveis no Sketchup.
    Eu consegui colocar as pastas de materiais e componentes na pasta de instalação do Skp e agora estão aparecendo pra mim, mas os plugins não sei oq fazer, eu copiei eles para a pasta plugin em: C:\ProgramData\SketchUp\SketchUp 2019\SketchUp\Plugins, no entanto quando abro o Skp eles não estão instalados. Como devo proceder?

    1. Oi Luiza,
      Que estranho, a sua versão do Sketchup é 2019 mesmo né? Veja se a pasta não ficou com \plugins\plugins ai ele pode não estar encontrado os itens corretos.

      1. Lucca eu consegui resolver o problema instalando manualmente, os plugins, e as pastas do {CURA} de materiais e de componentes. Para fazer isso manualmente, você vai precisar baixar individualmente cada uma dessas pastas, dentro dos arquivos da biblioteca do {CURA}. E para copiar na pasta correta da sua versão do Sketchup (acredito que seja a mais recente assim como a minha, 2021 pro), você vai usar esse caminho: C:\ProgramData\SketchUp\SketchUp 2021\SketchUp, se atentando que a pasta ProgramData fica oculta. Ai é só você substituir as pastas que você baixou direto da biblioteca, na sua respectiva pasta desse local, Plugins, Materiais e Componentes. Para mim deu certo, espero ter ajudado!
        Te mandei a resposta aqui, porque testei e deu bom, as vezes você consegue ai antes do retorno do suporte e ajuda mais alguém que estiver com mesmo problema!

    1. Estou com o mesmo problema na versão do sketchup pro 2021. A biblioteca foi instalada perfeitamente, sem nenhum erro, entretanto ao abrir o programa, na aba de matérias não encontro a pasta do {CURA}, assim como os componentes também não! Alguma solução?

      1. Bom consegui resolver a questão da pasta de materiais {CURA}, adicionando manualmente direto no Sketchup, assim como os plugins tbm instalei manualmente. Porém a pasta de componentes continua não aparecendo para mim. Tentei instalar manualmente também direto pelo Sketchup, mas fiquei na dúvida aonde seria essa pasta de componentes dentro da biblioteca, C:/{CURA}?, seria a pasta de Proxys os componentes?
        Se for isso acho que consegui instalar manualmente também direto pelo programa..

        1. Oi Lucca e Lucas,
          Se for a versão 21 do Sketchup é necessário copiar a pasta materials, components e plugins para a pasta do 2021. A biblioteca ainda não foi atualizada pra versão 2021, estou segurando pra lançar já com novos blocos e materiais.
          O caminho das pastas é o seguinte:
          c:/programdata/sketchup/sketchup20XX

          Fazendo isso ele já deve funcionar, e caso queira economizar espaço em disco, basta deletar as pastas dos sketchups anteriores.

  25. Olá! boa noite
    Fiz aquela instalação automática da biblioteca geral e fui tentar inserir os ‘materiais CURA’ no Vray como você descreve na aula específica para isso, mas aparentemente eles não vieram nessa biblioteca 6.0.
    No lugar que você mostra no vídeo aqui para mim só tem as pastas Configuracoes {CURA}, Filtros, Luzes {CURA}, Texturas {CURA}. (está faltando a ‘materiais’)
    Depois até olhei dentro do RAR original e ele está sem essa pasta mesmo.

    Outro ponto, antes de instalar a biblioteca 6.0 eu tinha instalado o Cleanup, até cheguei a usá-lo, mas ele parou de funcionar. Não sei dizer se ele ter parado tem relação direta com a instalação da biblioteca, pois só reparei algumas semanas depois. Vi que em dos comentários vocês comentam para verificar se ele não estava instalado em 2 pastas, já fiz isso e não estava. O que mais poderia ser?

    1. Oi Giulia,
      Na biblioteca 6.0 essa pasta de materiais do vray foi para C:/CURA.
      Mas você nem precisaria adicionar ao painel do vray, uma vez que adicionamos automaticamente ao painel de materiais do próprio Sketchup. Mas de todo modo, você pode fazer exatamente como faço no vídeo, porém a pasta está no caminho que eu indiquei aqui.

      Sobre o clenaup, muito provavelmente ele está duplicado e por isso não abre.
      Vá até a pasta C:/users/AppData/Roaming/SketchUp/Sketchup2020/Sketchup/plugins e apague o cleanup (arquivo e pasta).
      Caso queria ter certeza de que isso não está acontecendo com mais nenhum plugin, mova todos os arquivos dessa pasta para a pasta C:/programdata/sketchup/sketchup2020/sketchup/plugins
      *programdata mesmo, em inglês. não é a pasta arquivos de programa. se estiver oculta, basta digitar no endereço C:/programdata que ele abre a pasta.

    1. Oi Marina,
      Vou disponibilizar um link para download de itens individuais da biblioteca. Assim você pode baixar apenas as fontes e colocar na pasta de plugins.

    1. Oi Julia,
      Os materiais do vray ficam agora dentro do Sketchup. Basta abrir a aba de materiais do Sketchup e clicar na lista de materiais que terá uma pasta CURA. Lá estão os materiais prontos que funcionarão tanto no V-ray quanto no Enscape.

  26. Boa noite, não estou conseguindo localizar o Plugin Put to Memory para instalar no Sketch Up, podem me avisar onde está este e outros plugins do curso de Sketch Up que não aparecem na Extension Warehouse? Esse plugin é citado no curso de Vray para recuperarmos configurações de cena de arquivos anteriores, antes da importação para um arquivo com o template.

    1. Oi Vivian,
      O arquivo que temos na biblioteca é uma versão antiga que ainda era free. Chama Camera Memory se não me engano e hoje é pago.
      Vou deixar um link aqui pra você baixar o plugin. Basta copia-lo pra pasta %programdata% em sketchup/plugins.

      https://d.pr/f/TlXZaD

  27. Olá Guilherme, tudo bem? Estou iniciando o Curso Método {CURA} hoje e acabei de instalar a biblioteca, gostaria de saber se posso deletar todos os arquivos existentes previamente à execução do setup Biblioteca {CURA} 6.0 – os setups do DeskPins, Pure Ref, See Through Windows e Biblioteca {CURA} 6.0, asism como os arquivos compactados Biblioteca {CURA} 6.0 e Biblioteca {CURA} 6.0-FILES? Obrigada desde já. Abraços!

    1. Oi Renan,
      vá até a pasta C:/programdata/Sketchup e copie a pasta de plugins materiais e componentes da pasta 2020 e copie para a pasta 2021
      Se digitar no explorer %programdata% você vai direto na pasta correta.

    1. Oi Ana,
      Qual o tamanho do arquivo que foi baixado? Se tiver menos de 23GB pode ser que não tenha baixado o arquivo todo, aí ele não será descompactado pois o arquivo estará corrompido.

    1. Olá Luiza,
      Veja se não está disponível em Exibir>Paletas de Ferramentas>Topo Shaper. Se não aparecer é porque há alguma falha no plugin. Ai eu recomendo ir em Exteñnsões>Sketchucation>Extensio Store. E baixar novamente o Topo Shaper.

    1. Oi Lucienne,
      Tente com outro navegador. Pelo tamanho do arquivo sua conexão ou seu antivírus deve estar bloqueando o download.
      Caso não consiga, tem um link de acesso ao Dropbox pra download da biblioteca “aberta”, assim você pode baixar por partes e eu te auxilio na instalação.

        1. Oi Annie,
          Ele deve estar com conflito, justamente por que agora os plugins se encontram duplicados. Vá até a pasta C:/Users/seuusuário/AppData/Roaming/SketchUp/SketchUp 2020/SketchUp/Plugins e apague todos os arquivos dessa pasta.
          Faça isso com o sketchup fechado. Deve resolver.

  28. Olá! Troquei de computador recentemente, e antes de fazer o download da biblioteca verifiquei 116 gb disponíveis no disco c. Já tentei baixar pelo menos três vezes, e no momento em que vou descompactar para extrair o executor, o disco vai de 89 gb para 20, e recebo a mensagem que não tem espaço suficiente. Já desinstalei programas e limpei arquivos, mas sou um pouco leiga nessas questões técnicas, teria alguma maneira de vocês me ajudarem com isso?!

    1. Oi Ana,
      O ideal é fazer manualmente a instalação, assim não dependemos de tanto espaço para descompactação e instalação.
      Ainda não fiz um tutorial de como fazer isso, então eu proponho fazer pra você, remotamente. Pode ser? Vou te chamar no privado pra combinarmos.

    1. Oi Flora,
      Está usando o Sketchup 2021?
      vá até a pasta C:/programdata/Sketchup e copie a pasta de plugins materiais e componentes da pasta 2020 e copie para a pasta 2021
      Se digitar no explorer %programdata% você vai direto na pasta correta.

        1. Oi Flora,
          Veja se não está na pasta arquivos de programas. Não é essa, muita gente se engana. É programdata, em inglês mesmo. Ela é uma pasta oculta. Por isso comentei pra digitar na barra de endereço do explorer %programdata%, assim ele vai direto pra pasta.
          E atente, que a estrutura da pasta é sketchup>skethup2021>sketchup>plugins. Se colar na primeira pasta sketchup não funcionará.
          Caso precise, eu posso fazer um acesso remoto para ajuda-la.

  29. Oiee!! Coloquei para baixar todos os arquivos e os extrai peo WinRar… Está na parte final da instalação aparentemente, porem a o status de carregamento ja está completo, ja se passou quase uma hora e quando coloco a seta do mouse dentro da página onde esta baixando, o cursor fica aquela bolinha de carregamento azul, como se o computador estivesse travado.

  30. Oi, Guilherme.
    Instalei a biblioteca no meu computador. Na hora de rodar o SketchUp, os materiais e componentes CURA não apareceram (minha versão é 2021). Li em outro comentário você explicando e entrei em programdata, copiei as pastas do 2020 para o 2021. Mas aí quando abri meu SketchUp apareceram várias janelas de erro (Clean Up Error Report). Agora não consigo desfazer a cópia das pastas de 2020 para o 2021 e meu SketchUp só dá esse erro quando abro. O que eu faço?
    Obrigada!

    1. Oi Lara,
      Não é preciso voltar pra pasta do 2020 não.
      Basta abrir o extensionstore (extensions>sketchucation>extensionstore) e procurar por TTLibrary e Libfredo e instalar esses dois updates e os erros serão corrigidos. Caso não tenha feito login no Sketchucation o usuário é “cursocura” e a senha também. Caso tenha dificuldade, posso acessar remotamente pra te ajudar.

    1. Oi Rafela, você está usando o sketchup 2021? Acredito que seja só corrigir a pasta.
      Vá até C:/programdata/sketchup/sketchup2020/sketchup/plugin e copie as pastas plugins, materials e components para a pasta 2021.
      Posso fazer remotamente através do ateliê se quiser. Só entrar lá, compartilhar sua tela comigo e aceitar o acesso remoto. Me avise quando consegue, acredito ser rápido de resolver.

  31. Olá Guilherme, estou com o mesmo problema de algumas pessoas. Tinha a biblioteca 5.0 e apaguei para atualizar para 6.0, porém meu SSD é de 128 gb
    e só tenho 28 gb livres para instalação. Tenho o Hd de 1 tb instalado também com 900 gb livres, conseguiria me ajudar a instalar?

  32. Olá, eu baixei a biblioteca 5.0, e alguns plugins (ToperShaper, EdgeTools, CleanUp e FliGen) como também a pasta de materiais e mobília no Sket não foram instaladas, o restante das pastas (materiais V_Ray)) e outros plugins deram certo, o que posso fazer?

    1. Oi Sabrina, você está usando o sketchup 2021? Acredito que seja só corrigir a pasta.
      Vá até C:/programdata/sketchup/sketchup2020/sketchup/plugin e copie as pastas plugins, materials e components para a pasta 2021.
      Posso fazer remotamente através do ateliê se quiser. Só entrar lá, compartilhar sua tela comigo e aceitar o acesso remoto. Me avise quando consegue, acredito ser rápido de resolver.

  33. Ola! Tento instalar os plugins no Sketchup 2021 pelo processo de copy e paste no C:\ProgramData\SketchUp\SketchUp 2019\SketchUp\Plugins e sempre da o mesmo erro (o sketchup abre o os plugins abrem, mas sai uma mensagem de erro repetidamente ), mesmo tentando repetidas vezes. Tem alguma outra forma de solução?

    1. Oi Marcela,
      Cuida pra não colocar na pasta arquivo de programas. É programdata, em inglês mesmo e tudo junto. É uma pasta oculta, por isso muita gente se atrapalha.
      Pra facilitar digite na barra de endereço do navegador de arquivos : %programdata% , isso te levará diretamente a pasta correta.

    1. Oi Marina,
      Use o botão acessar biblioteca, baixa a pasta “fontes”. Após baixar, selecione todas as fontes e clique com botão direito e peça pra instalar.
      Ao ver a mensagem de fontes já existentes, clique em NÃO instalar, para que as fontes ja existentes não sejam substituídas.

    1. Oi Wilson, pra funcionar no Sketchup 2021 basta corrigir a pasta onde estão os arquivos.
      Vá até C:/programdata/sketchup/sketchup2020/sketchup/plugin e copie as pastas plugins, materials e components para a pasta 2021.
      Cuidado pra não colocar na pasta arquivo de programas. É programdata, em inglês mesmo e tudo junto. É uma pasta oculta, por isso muita gente se atrapalha.
      Pra facilitar digite na barra de endereço do navegador de arquivos : %programdata% , isso te levará diretamente a pasta correta.

  34. Boa noite, tudo bem!!
    Me inscrevi no curso de Colagem por Photoshop e não consigo executar o programa da Biblioteca do CURA!
    Tentei fazer o Download em dois computadores diferentes, todos de alta qualidade e com capacidade para executar sem nenhum problema. Consigo extrair alguns arquivos da biblioteca, porém não tenho acesso à vários outros. O que eu posso fazer para resolver esse problema?

    1. Oi Ana,
      Qual problema ele da ao executar?
      Caso queria, você pode extrair os conteúdos da pasta FILES e lá tem toda a biblioteca. Mas o ideal é conseguir executar o instalador e ele fará tudo automaticamente.
      Ele deixou toda a biblioteca? O arquivo precisa ter ao menos 23GB. Caso esteja menor, ele não está instalado por estar incompleto.

  35. Olá! Quando baixo a biblioteca, tudo corre bem, mas no Sketchup não aparecem como instaladas nenhuma das extensões, dos componentes e dos materiais. Já deletei e instalei novamente a biblioteca mas nada mudou. Vocês saberiam qual o problema, ou o que estou fazendo errado?

      1. Oi Thomas, pra funcionar no Sketchup 2021 basta corrigir a pasta onde estão os arquivos.
        Vá até C:/programdata/sketchup/sketchup2020/sketchup/plugin e copie as pastas plugins, materials e components para a pasta 2021.
        Cuidado pra não colocar na pasta arquivo de programas. É programdata, em inglês mesmo e tudo junto. É uma pasta oculta, por isso muita gente se atrapalha.
        Pra facilitar digite na barra de endereço do navegador de arquivos : %programdata% , isso te levará diretamente a pasta correta.

  36. Olá! Eu atualizei meu sketchup recentemente para o 2021 mas não aparece mais nenhum plugin e na aba extensões só aparece o V-ray e o Enscape. Até na parte de materiais no sketch não está aparecendo mais a opção “CURA”, alguém conseguiria me ajudar, por favor? Eu até desinstalei e reinstalei a biblioteca mas não funcionou.

    1. Oi Raquel, pra funcionar no Sketchup 2021 basta corrigir a pasta onde estão os arquivos.
      Vá até C:/programdata/sketchup/sketchup2020/sketchup/plugin e copie as pastas plugins, materials e components para a pasta 2021.
      Cuidado pra não colocar na pasta arquivo de programas. É programdata, em inglês mesmo e tudo junto. É uma pasta oculta, por isso muita gente se atrapalha.
      Pra facilitar digite na barra de endereço do navegador de arquivos : %programdata% , isso te levará diretamente a pasta correta.

  37. Olá!
    Fui tentar instalar a biblioteca no meu computador no SSD (drive C), que tem 61GB disponível, mas na hora de executar o arquivo, que precisa de 40GB ele diz que não tem espaço suficiente. Não sei se é algum problema no instalador… conseguem me ajudar? Obrigada!

    1. Oi Glória,
      Ele extrai pra uma pasta temporaria antes de instalar, e por isso não deve estar sobrando espaço suficiente.
      Podemos fazer a instalação manualmente pra você de maneira remota. Basta nos enviar via mensagem direta um codigo do teamviewer, e fazemos essa instalação. O ideal é ter a biblioteca baixada, assim acessamos e copiamos os arquivos para as pastas corretas de maneira manual.

  38. estou tendo problema para executar a biblioteca. ao fim da instalação não aparece o icone do Cura, mas sim um icone “PureRef” o qual, quando eu tendo executar, aparece uma janela pedindo para carregar uma imagem(?) Alguém saberia me ajudar???

    1. Oi sara, essa janela é uma janela escura né?! é o proprio PureRef, pode clicar com o botão direito e fechar.
      Pra conferir se a biblioteca foi instalada, vá até o disco C do seu computador e veja se lá tem umas pasta chamada CURA, se tiver é que a biblioteca foi instalada. Os icones de atalho não devem ter aparecido por alguma falta de permissão, ou tente clicar com o botão direito na area de trabalho e depois em atualizar pra ver se aparece os icones.
      Caso tenha dúvida, podemos agendar uma conversa com um professor, ou um acesso remoto pra ele verificar se foi instalada corretamente a biblioteca.
      Nos avise o que prefere.

        1. Oi Sara,
          Os professores agora conseguem fazer atendimento só na semana que vem. Mas o acesso remoto pode ser que eu consiga agendar pra hoje ainda, ou pro final de semana.
          Se topar o acesso remoto, instale o teamviewer, e mande por mensagem o código e a senha do teamviewer. Antes de acessar avisaremos você para que acompanhe o acesso.
          Qualquer dúvida pode mandar mensagem no privado também.

    1. Oi Kauan,
      Você está usando o Sketchup 2021 né?!
      Tente copiar as pastas de c:/programdata/sketchup/sketchup2020 para 2021.
      Deve resolver.

      *cuidado com a pasta programdata. é uma pasta oculta, não confundir com arquivos de programas. para acessa-la, basta digitar no navegador de arquivos c:/programdata

    1. Oi João!
      Tente copiar as pastas de c:/programdata/sketchup/sketchup2020 para 2021.
      Deve resolver.

      *cuidado com a pasta programdata. é uma pasta oculta, não confundir com arquivos de programas. para acessa-la, basta digitar no navegador de arquivos c:/programdata