Biblioteca {CURA}

Biblioteca {CURA}

A Biblioteca {CURA} é uma biblioteca com arquivos separados pela equipe {CURA} que servirão de apoio para a elaboração de seus trabalhos. De composição variada, que vai de fontes tipográficas até modelos 3d prontos para renderizar, nossa biblioteca foi pensada para agilizar o trabalho e valorizar os produtos gerados no dia-a-dia.

A cada ano, é lançada uma nova versão revisada e expandida da nossa biblioteca, que fica sempre disponível para todos os nossos alunos e ex-alunos.


Baixar a Biblioteca 5.0

A biblioteca virá compactada, é necessário que você os extraia através de um software de descompactação. Para Windows, recomendamos o WinRar e para Mac recomendamos o The Unarchiver. Caso tenha dois HDs na sua máquina, extraia para o disco que tiver mais espaço livre e exclua o zip original para poupar espaço.


Núcleo B

Caso precise de ajuda para instalar aplicativos, formatar, ou qualquer outra solução para o seu computador, você pode procurar a Núcleo B.
Empresa parceira do curso {CURA}, que presta serviços de software e hardware, presencial ou remotamente.

Whatsapp


Fontes

Instalar todas as fontes, sem sobrepor às fontes existentes. 

Windows: Selecione todas as fontes, clique com o botão direito e depois em instalar ou instalar para todos os usuários. Quando aparecer o aviso que que a fonte já existe, marque a opção “fazer para todos os itens atuais” e clique em NÃO.

MacOS: Abra o aplicativo FontBook, clique no sinal de + e selecione a pasta de fontes. Basta esperar a conclusão da instalação e fechar a janela de erros. (algumas fontes só funcionam em windows)


Plugins Sketchup Pro 

Windows: Copie todo conteúdo da pasta Plugins e cole na seguinte pasta:C:ProgramDataSketchUpSketchUp 2019SketchUpPlugins        

Note que a pasta program data está oculta, para acessá-la, basta digitar na barra de endereço do windows C:ProgramDataSketchUp e escolha a pasta de acordo com sua versão do Sketchup.

Caso a instalação dos plugins faça seu Sketchup fechar sozinho, ou apresentar mensagens de erro, desfaça a instalação apagando todos os plugins da pasta com exceção do arquivo vfs.rs e da pasta vfs e copie novamente os arquivos. Verifique também, se não há plugins na pasta C:UsersSeuUsuárioAppDataRoamingSketchUpSketchUp (sua versão)SketchUpPlugins] 

MacOS: Copie todo conteúdo da pasta Plugins. Clique em “Ir” no menu do Finder e depois em “Ir para pasta”. Escreva ~/library e clique em ir. Agora basta navegar até Application Support/Sketchup201X/SketchUp/Plugins e colar ai todos os arquivos copiados anteriormente. 

Responses

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1. Olá Luisa, verifique a pasta em que está copiando. Muita gente confunde a pasta c:programdata com a c:programfiles.
      O caminho correto é o C:\ProgramData\SketchUp\SketchUp 2019\SketchUp

        1. Extamente isso. Não é na pasta local.
          Você precisa ir na pasta C:\programdata
          Caso ela esteja oculra, basta digitar o endereço na parte superior do seu explorer. Ou clicar em opção, mostrar pastas ocultas.

    1. Olá Gabriel,
      Você precisa relinkar todos os mapas de todos os materiais que for usar.
      O vray tem uma ferramenta que buscar todas as texturas de uma só vez, o fila path, vou fazer um vídeo sobre.
      Mas por enquanto basta abrir o difuse do material do objeto que está usando por exemplo, e clicar pra buscar o mapa novamente. Não sei se ficou confuso. Qualquer coisa podemos fazer um zoom e te explico melhor.
      Abs

    1. Geralmente se você nunca abriu o sketchup após a instalação ele não cria a pasta. Você pode criar a pasta nesse caso.
      Mas geralemente ele cria automaticamente. Verifique se a pasta está correta. Muita gente não abre até o fim e para na primeira pasta Sketchup.
      C:\ProgramData\SketchUp\SketchUp 2019\SketchUp\Plugins
      Me avise caso não dê certo.

    1. Olá Sabrinne,
      Confira se você não está na aba de materiais ou luzes.
      Para importar configurações você precisa estar na aba de configuração (engrenagem).

  1. Olá!
    Sobre a instalação dos plugins, eu segui o passo a passo, mas quando tento instalar o plugin dentro do SketchUp, na pasta dos plugins o arquivo não é compatível. Os plugings que foram disponibilizados estão em .rbs .rbe ou outros tipos, mas no SketchUp só tem como abrir o .rbz
    Como faço para conseguir colocar os plugins no Sketch? Poderiam me ajudar, por favor?

    1. Olá Bianca,
      No video eu comento como instalar os plugins corretamente e no texto também tem as instruções.
      Arquivos .rbz é pra você instalar pelo Sketchup. Porém você teria que instalar 1 a 1.
      Os arquivos que nós fornecemos, basta você copiar para a pasta correta que o Sketchup entenderá todos de uma vez só ao reabrir o programa.
      A pasta correta é a seguinte: C:\ProgramData\SketchUp\SketchUp 2019\SketchUp\Plugins
      Me avise caso não funcione.

  2. Olá, bom dia!
    Consegui baixar os plugins na pasta indicada, e a maioria deles estão funcionando. Porém alguns não aparecem, e na Extension Manager no sketch, alguns estão aparecendo com “invalid signature”.
    Sabem dizer pq isso pode estar acontecendo e se tem alguma forma de resolver?

    1. Olá Thais,
      Qual a versão do seu Sketchup?
      O que pode estar acontecendo é você ter o mesmo plugin instalado em duas pastas diferentes.
      C:\ProgramData\SketchUp\SketchUp 2020\SketchUp\Plugins – PASTA CERTA
      C:\Users\SeuUsuário\AppData\Roaming\SketchUp\SketchUp – PASTA ERRADA

      Mova todos os plugins da pasta errada para a pasta correta. Pode sobrepor caso ele pergunte.
      Se mesmo assim não aparecer determinado plugin, talvez seja sua versão do Sketchup que não seja compatível.
      Me avise se funcionou.

    1. Oi Maria clara,
      Basta entrar no Dropbox e baixar a pasta toda de uma vez.
      Não disponibilizamos o .zip diretamente pois ele sobrecarrega muito o site.
      Caso não consiga baixar, me avise.

  3. olá, eu uso mac com o Parallels e fiz todos os passos de instalação da biblioteca nos dois sistemas, porem, quando fui usar os materiais e componentes no sketch do Parallels nao aparece a biblioteca cura para poder aplicar no desenho. o que eu faço?

    1. Olá izabelle,
      Qual a versão do sketchup instalada no parallels? Pode ser isso.
      Ou pode ser também alguma questão com o caminho da pasta por ser uma emulação do windows. A melhor solução seria nos encontrarmos no ateliê e eu fazer um acesso remoto pra ajustar pra você. me avisa quando você puder.

  4. Boa tarde!
    Já tentei baixar a biblioteca 5.0 e a 6.0, as duas acabaram dando o mesmo erro que foi:
    “O arquivo está num formato desconhecido ou danificado”.
    Notei que a biblioteca 5.0, o arquivo zip que baixei estava com 13,9GB quando deveria ter 16,5GB. Tenho 255GB de espaço no disco local C então supostamente o download deveria ser efetuado inteiro certo?
    Já tentei abrir o zip com mais de um programa de descompactação e também não deu certo.
    Alguém consegue me ajudar?

    1. Oi Maria,
      Se você estiver na aba de edição de materiais do vray, e ir no difuse de um material por exemplo, vai perceber que o mapa estará perdido (caminho da imagem daquele material está errado), então você clica pra atribuir um novo caminho. Repare no nome da textura que está com o caminho errado e depois vá na pasta de texturas da biblioteca do curso e selecione a textura novamente. Isso irá concertar, relinkar a textura corretamente e o material voltará a funcionar.

  5. estou com problema de espaço no meu note, porque o SSD onde está o C: é de apenas 120GB, restando cerca de 70GB com o windows, e a biblioteca 6.0 não permite mudar a instalação para o D:. Gostaria de saber se a biblioteca 5.0 possui os mesmos recursos que a 6.0?

  6. olá, estou com o mesmo problema da izabelle basso. Eu uso mac com o Parallels e fiz todos os passos de instalação da biblioteca porem quando fui usar os materiais e componentes no skt do Parallels nao aparece a biblioteca cura para poder aplicar no desenho. A versão do skp é 2020. O que posso fazer para arrumar? Obrigada!

    1. Oi amanda, como você está usando windows no parallels, poderia ter optado pela versão 6.0, não sei se teria espaço em disco apenas. Uma vez que ela é maior que a 5.0.
      A biblioteca 5.0 era compativel com a versão 2019 do sketchup, então precisaria jogar todo o conteudo da pasta do 2019 pro 2020. A pasta certa é c:/programdata/sketchup/sketchup2019/sketchup. Eu posso fazer isso pra você remotamente, através do Ateliê. Pode ser amanhã? Me manda mensagem pelo inbox aqui da plataforma e marcamos um horario pra eu acessar e ajustar pra você. Pode ser?

    1. Oi Laura,
      A 5.0 ainda não tinha essa instalação automática do materiais, mas eles podem ser adicionados manualmente.
      Agora as texturas estão dentro da pasta, juntos de escalas humanas e tal.
      Caso queira, podemos agendar um horário no ateliê e ajudamos você com a biblioteca.
      Abração

  7. Oii! Acabei de conseguir instalar a biblioteca 5.0, estou usando o sketchup 2021, e estou com alguns problemas, primeiro que não consegui solucionar os erros dos plugins, já copiei e colei da pasta zipada e também já excluí a pasta de plugins do local errado, ainda assim está com inúmeros erros de “assinatura inválida” ou “não assinado”. Além disso, as texturas não estão aparecendo no programa, não sei como importá-las manualmente. Vocês podem me ajudar?

    1. Oi Cecilia, tudo bem?!
      Pra fazer essa correção, o ideal é fazermos um acesso remoto. Pode ser via TeamViewer?!
      Mande pela inbox desse perfil o codigo de acesso e senha. Assim um professor faz o acesso e corrige pra você, pode ser?!

  8. Olá, estou com um problema em relação aos plugins. Não sei muito bem o porquê, mas o Edge Tools não funcionava no meu SketchUp. Em busca de tentar resolver isso, acabei apagando meu V-Ray e os plugins do CURA. Tentei copiar a pasta de Plugins da biblioteca e colar no ProgramData, mas nem quando abro o Sketch ainda tem vários faltando… como posso reinstalar esse plugins? Não queria ter de reinstalar toda a biblioteca do CURA novamente só pra isso