Instalação passo a passo

Introdução

Preste bem atenção aos passos abaixo, não pule nenhuma etapa para que não haja erros durante a instalação e você não fique com a biblioteca prejudicada.

1 – Instalando

O download do instalador deve terminar muito antes do acervo, e você já pode iniciar a instalação dele assim que terminar o download. Execute o instalador e clique em OK ou Continuar sempre que aparecer uma janela (fique tranquilo, não há qualquer vírus ou software malicioso sendo instalado).
ATENÇÃO: Algumas janelas podem aparecer atrás da janela do instalador, então fique atento para não esquecer de clicar em alguma destas janelas, pois ele não continuará a instalação até que você cliquem em continuar ou aceitar em qualquer janela que apareça.

clique em qualquer imagem deste tutorial para abri-las em tela cheia.

2 – Organizando o acervo e criando o mapeamento de disco

Como anunciado, essa versão da Biblioteca {CURA} pode ser instalada em qualquer disco do seu computador (C:, D:…), mas para que funcione corretamente teremos que mapear a pasta da biblioteca em um novo “disco virtual (L:)”. Pode parecer um processo complexo, mas é bem simples, basta fazer com atenção e não terá problemas.

2.1 – Extraia o conteúdo do .zip no disco que for mais interessante pra você, de preferência o que tenha mais espaço, pois a pasta descompactada ocupará uma média de 50GB. Para extrair clique com botão direito no arquivo ACERVO BIBLIOTECA {CURA}.ZIP e depois clique em “Extrair Tudo”. Quem estiver usando o WinRAR, clique em “Extrair Arquivos”.

ATENÇÃO: Ao extrair, é comum que o software de descompactação crie uma pasta com o nome do arquivo zip e extraia dentro dela. NÃO FAÇA DESTA MANEIRA! Clique em “procurar” e selecione do disco no qual você quer salvar a biblioteca, só então clique em extrair. Após extrair é importante que a estrutura da pasta seja “pasta ou disco escolhido>BIBLIOTECA {CURA}>BIBLIOTECA {CURA}”, como no print abaixo.

2.2 – Após descompactar, você pode excluir o download original para economizar espaço em disco. Vá até a pasta BIBLIOTECA {CURA} (haverá duas pastas com o mesmo nome, selecione a primeira, a de fora) e clique com o botão direito e depois clique em propriedades>compartilhamento>compartilhamento avançado.

2.3 – Habilite a opção compartilhar a pasta e verifique se o nome de compartilhamento é BIBLIOTECA {CURA}, caso não seja, corrija essa informação antes de seguir. Clique em “Permissões” e com a opção “Todos” selecionada, marque a opção “Controle Total” e dê um “Ok” e depois “Aplicar” Copie o “Caminho de Rede” do painel de compartilhamento (como print abaixo), para que possamos criar um disco de rede que redirecione para essa pasta.

O caminho deverá seguir o seguinte padrão: \\nome do seu computador\biblioteca {cura}, caso esteja diferente você talvez tenha escolhido a pasta errada pra compartilha e a biblioteca não funcionará.

2.4 – Agora procure o menu “Este computador” do Windows Explorer, e clique com botão direito sobre ele. Clique em “Mapear Unidade de rede”, escolha a unidade “L” (tem que ser a letra L obrigatoriamente, caso contrário a biblioteca não funcionará) e cole o caminho de rede copiado anteriormente. Clique em “Concluir” e verifique se na janela Este computador aparece um novo disco (Disco (L:)). Ao entrar nesse novo disco, deve aparecer uma pasta BIBLIOTECA {CURA}, com o conteúdo da biblioteca dentro desta pasta.

3 – Configurar o Connecter (navegador da biblioteca)

Ao instalar a biblioteca, foi instalado um aplicativo chamado Connecter, que será utilizado para a navegação e organização da biblioteca. Com ele é possível selecionar qualquer item e arrastar diretamente para o SketchUp (modelos e imagens) ou Photoshop (imagens). Abra o aplicativo e clique em “Browse” para buscar a pasta do Connecter na biblioteca. Navegue até a pasta L:\BIBLIOTECA {CURA}\z_connecter e clique em “Selecionar pasta”. O programa abrirá já com a biblioteca disponível para uso, com toda a organização de pastas e tags que nós criamos. Para a navegação ficar mais fluida, clique em Window no menu superior do programa e deixe marcadas apenas as opções Folders, Productivity e Details.

4 – Organizando Plugins e outros elementos no SketchUp

Ao abrir o SketchUp pela primeira vez, todos os plugins instalados com a biblioteca abrirão de uma só vez. Feche item por item até sobrar apenas a janela de login do ExtensionStore. Para fazer login no ExtensionStore utilize o usuário cursocura e senha cursocura, e em seguida pode fechar a janela do ExtensionStore.

EXTRA: Caso queira ter acesso aos componentes e materiais diretamente pela aba lateral do Sketchup, siga os passo a seguir:
Componentes – clique na aba de componentes do SketchUp, depois clique no ícone de Detalhes, e escolha a opção “Abrir ou Criar uma coleção local”.
Navegue então até a pasta L:\BIBLIOTECA {CURA}\01_MODELOS e clique em selecionar pasta. Clique novamente em “Detalhes” e “Adicionar aos Favoritos”, assim basta clicar na seta ao lado do ícone de casa para acessar a biblioteca de Componentes do Curso.

Materiais – clique na aba de materiais do SketchUp, depois clique no ícone de “Detalhes”, e escolha a opção “Abrir ou Criar uma coleção”. Navegue então até a pasta L:\BIBLIOTECA {CURA}\05_MATERIAIS e clique em selecionar pasta. Clique novamente em “Detalhes” e em “Adicionar aos Favoritos”.

Pronto! Agora você está pronto pra iniciar seus trabalhos com o auxilio da biblioteca do Curso {CURA}. Caso tenha qualquer problema durante a instalação entre em contato com o perfil de suporte ou comente abaixo. Aproveite para deixar sua opinião ou sugestão para melhoria da biblioteca ou deste tutorial.

Boas aulas. 😉