Biblioteca {CURA}

A Biblioteca {CURA} é uma biblioteca com arquivos separados pela equipe {CURA} que servirão de apoio para a elaboração de seus trabalhos. De composição variada, que vai de fontes tipográficas até modelos 3d prontos para renderizar, nossa biblioteca foi pensada para agilizar o trabalho e valorizar os produtos gerados no dia-a-dia.

A cada ano, é lançada uma nova versão revisada e expandida da nossa biblioteca, que fica sempre disponível para todos os nossos alunos e ex-alunos.

Desde a versão 6.0, a Biblioteca {CURA} conta com blocos e materiais híbridos, que funcionam tanto no V-ray quanto no Enscape, e com um instalador automático que instala e organiza todo o conteúdo pra você “automagicamente”.


Biblioteca {CURA} 8.0

Esse ano, a versão 8.0 da biblioteca {CURA} traz as seguintes novidades:

  • Mais de 300 novos blocos 3D compatíveis com V-ray e Enscape
  • Mais de 400 novas escala humanas
  • Mais de 1.500 novas texturas

Além de outras novidades e atualizações:

  • Mais de 350 novos HDRIs
  • Novos Brushes para o Photoshop
  • Elementos duplicados foram removidos da biblioteca
  • Não é mais necessário 80GB livres no disco C: para instalação. E agora você pode utilizar o disco que quiser para armazenar esses arquivos.
  • Novos aplicativos embarcados que vão acelerar e melhorar o fluxo de trabalho

A Biblioteca 8.0 só é compatível, por questões técnicas, com o sistema Windows. Caso tenha Mac, role a página até o tópico “MacOS e falta de espaço em disco”


Baixando a Biblioteca {CURA}

A Biblioteca 8.0 é composta por duas partes:

Parte 1 – O instalador

O instalador (Biblioteca {CURA} 8.0.exe), é quem será responsável por instalar de maneira quase que automática alguns Aplicativos, os Plugins para Sketchup e todas as Fontes utilizadas no curso. O arquivo do instalador é pequeno (800MB) e o download deve demorar poucos segundos ou minutos.

Parte 2 – O Acervo

O acervo, é um arquivo .ZIP onde se encontra o conteúdo da biblioteca, como Escalas Humanas, Blocos 3D, Templates, Textura, etc. O arquivo do acervo é bem grande (40GB) e o download pode demorar de 20 minutos até 1 ou 2 horas a depender da sua conexão de internet.

Clique no link abaixo para baixar o instalador e o acervo da biblioteca.

Antes de sair descompactando e instalando tudo loucamente, assista ao vídeo ou leia atentamente o passo a passo abaixo e vá seguindo conforme for avançando.


Instalando a Biblioteca {CURA}

Para fazer a instalação da biblioteca corretamente siga atentamente o vídeo ou o tutorial passo a passo que se encontra mais abaixo.

Instalação passo a passo

Preparamos além do vídeo um tutorial passo a passo para que vocês não tenha dúvidas sobre o processo de instalação da biblioteca.


MacOS e falta de espaço em disco

Quem possui um Mac ou não tem espaço em disco suficiente, não conseguirá instalar a Biblioteca. Mas conseguirá de qualquer modo acessar o conteúdo da biblioteca e baixar qualquer conteúdo.
Blocos 3D e Materiais prontos até funcionarão, mas todos os mapas terão de ser relinkados para que esses elementos funcionem corretamente. Em breve farei um tutorial pra ajuda-los a fazer esse relink dos mapas e texturas.
Acesse o link abaixo para acessar a Biblioteca aberta e baixar o que interessar.

Respostas

  1. Oi pessoal! O que fazer quando o sistema do computador não consegue criar o drive L: ? Ele aparece uma mensagem de tentativa de conexão para “\\Desktop-i5va6tm\biblioteca {cura}” e na sequência aparece a mensagem:
    “Windows cannot access \\Desktop-i5va6tm\biblioteca {cura}
    Check the spelling of the name. Otherwise, there might be a problem with your network. To try to identify and resolve network problems, click Diagnose.” Error code 0x80070035 The network path was not found.

    Vocês conseguem me ajudar?

    1. Oi Gabriela!
      Acredito que seja mais fácil fazer um acesso remoto pra ver melhor o erro e já tentar solucionar.
      Pra isso, mande no chat privado do suporte ou no meu, um código do teamviewer ou anydesk.
      E me avise quela melhor horário pra entrar.
      Abração

  2. Olá! Estou tendo um problema durante a instalação da biblioteca. Ao usar o instalador, chega o momento que fala que eu não possuo o Connecter v4 e pergunta se quero instalá-lo. Eu coloco que sim, fica rodando um tempo, depois aparece a mensagem: O Windows não pode encontrar ‘C:\Users\costa\AppData\Local\Temp\nseE4F5.tmp\cppregist.exe’. Certifique-se de o nome foi digitado corretamente e tente novamente. Tentei ver se existia uma pasta “nseE4F5.tmp”, mas ela não existe.

    Vocês poderiam me ajudar?

  3. Olá! Tive problema ao instalar o conecter, da erro durante a instalação e é interrompido. Além disso, também tive problema para criar o disco “L”, não aparece a opção de compartilhar como aparece no seu passo a passo. O que faço? Isso ira ser um problema ao decorrer do curso?

    1. Oi ulysses,

      A instalação é interrompida? Consegue me enviar um print? Ela deveria seguir mesmo falhando um item.
      Sobre o disco L, veja se não tem a opção “mostrar mais opções”.
      Caso queira podemos fazer uma atendimento remoto e te ajudo com a instalação.
      De qualquer modo, você consegue começar o curso sem isso sem problemas. E o ideal é que tenha ela funcionando para acompanhar o curso em sua plenitude.

  4. Pessoal, que trabalho incrível! Vocês são fora de série. <3
    Minha ultima biblioteca era a 5.0 e somente agora consegui espaço para instalar a nova. Eu tenho alguns blocos e texturas selecionadas e queria ir adicionando na biblioteca tanto do sketchup (componentes e texturas) quanto no Connector. Como poderia fazer para ir adicionando mantendo o mesmo padrão de organização/configuração?

    1. Oi Cauê,
      Como manteremos as atualizações anuais da biblioteca, o ideal é você criar uma nova biblioteca no connecter e ficar mudando entre as duas (é fácil) pra manter a sua organização e não perde-la quando atualizarmos novamente.

    1. Oi Marcela,
      Estranho, se concluiu todo o processo era pra ele encontrar as thumbs corretamente.
      Acho que o jeito mais fácil de entender e corrigir é fazermos um acesso remoto. Pode ser?
      Me mande no privado um código do teamviewer ou anydesk. Desse modo fica mais fácil resolver.

      1. Oi João,
        Geralmente o que fazemos caso os plugins não entre automaticamente é apagar os plugins da pasta e colocamos manualmente. Mas é raro acontecer.

        Sobre as fontes é bem estranho porque a biblioteca não mexe nas fontes do sistema. E sobre a barra de pesquisa, você usa windows 10? é um erro comum devida a uma atualização do windows. Esse vídeo aqui pode te ajudar.

        Caso queira podemos marcar um horário, e ai eu ou um parceiro aqui do {CURA} consegue acessar remotamente e resolver essas questões relacionadas a biblioteca pra ti. O importante é ter a biblioteca baixada para que eu ou ele possamos fazer a instalação de maneira correta.
        Você pode mandar por aqui mesmo o horário que seria mais fácil pra vc e um código teamviewer ou anydesk.

        Me avise como prefere fazer. Abração

      1. Entendi Guilherme! outra dúvida, lembro que tinha um PDF de atalhos dos diversos softwares utilizados no curso, eu até havia baixado mas tive uns problemas no meu notebook e perdi. Não estou encontrando mais aqui pra baixar.. poderia me dizer onde encontrar?

  5. Não consigo finalizar a instalação da biblioteca. Executando o instalador, após a instalação dos plugins, aparece sempre a seguinte mensagem: “Could not register font. Verify that you have sufficient permissions to install fonts, and that the system support this font”.
    Em seguida surge a opção de anular, ignorar e repetir. Não dando nenhuma continuidade as opções “repetir” e “ignorar”, só resta “anular” e a instalação é revertida…

    1. Oi Vinicius,
      Tente rodar o instalador como administrador. Me parece erro de permissão de usuário.
      Clique com o botão direito no instalador e clique em executar como administrador”.
      Caso persista me avise e marcamos um acesso remoto para que eu possa te ajudar.
      Abração!

    1. Olá Luiza,
      Não, basta copiar as pastas dos plugins para a pasta correta. Vou colocar uma passo-a-passo aqui, mas caso queira, podemos marcar um horário e acessamos remotamente para fazer esse ajuste para você.

      Vá até a pasta C:/programdata/sketchup/sketchup2020/sketchup, copie as pastas material, components e plugins. Vá até a pasta C:/programdata/sketchup/sketchup2022ou2021/sketchup e cole as pastas copiadas.

    1. Oi Rafael,

      Consegue sim!
      Só baixar aqui e colocar na pasta de plugins referente a sua versão do Sketchup.
      O caminho geralmente é:
      C:/programdata/sketchup/sketchup20XX/sketchup/plugins

      Caso tenha problema com plugins, faça os passos abaixo para garantir que não tenha plugins em pastas duplicadas.

      Vá até a pasta C:/users/appdata/sketchup/sketchup20XX/sketchup/plugins e selecione todos os arquivos e pastas. Utilize o atalho CTRL+X para recortar os arquivos e pastas e depois use CTRL+V para colar na pasta C:/programdata/sketchup/sketchup20XX/sketchup/plugins. Se perguntar se quer sobrepor arquivos existentes, pode permitir.

      Qualquer questão me avise.
      Abração!

    1. Oi Heloísa,
      Realmente faltou um artigo aqui explicando como instalar os brushes. Como mostramos na aula de photoshop achamos que não seria necessárido falar aqui. Mas pra quem ja terminou o curso ou faz outro curso que não envolve o Photoshop, não há essa informação.
      Em todo caso, segue um artigo ensinando como instalar. E vamos produzir um video aqui pra complementar a instalação da biblioteca.
      https://tecnoblog.net/responde/como-instalar-brushes-no-photoshop-pinceis/
      Espero que ajude.

    1. Oi Luiza,
      Deve ser porque há plugins em pastas duplicadas. Vou te mandar um tutorialzinho pra corrigir aqui, mas se quiser posso acessar remotamente pra te ajudar.
      Me avise se prefere dessa maneira e me mande no privado um código do anydesk pra eu acessar sua maquina remotamente.

      Passo-a-passo para remover plugins em duplicidade:
      Vá até a pasta C:/users/appdata/sketchup/sketchup20XX/sketchup/plugins e selecione todos os arquivos e pastas. Utilize o atalho CTRL+X para recortar os arquivos e pastas e depois use CTRL+V para colar na pasta C:/programdata/sketchup/sketchup20XX/sketchup/plugins. Se perguntar se quer sobrepor arquivos existentes, pode permitir.

    1. Oi Geovana,
      Pode ser que o caminho que você criou o disco não esteja correto.
      Caso queira podemos acessar para corrigir pra você. Ou então exclua o disco que criou, acompanhe o video na parte de criação do disco e repita os passos novamente.

  6. Olá, estou com problemas na hora de compartilhar a pasta, pois quando clico em “propriedades” na pasta da biblioteca do cura, não há essa opção.
    Aparecem apenas os seguintes itens: Geral, Segurança, Versões Anteriores e Personalizado.

    Vocês conseguem me ajudar?

  7. Olá!
    Mudei a versão do sketchup e agora na hora que vou selecionar o Disco L, não aparece no Sketchup. Qndo estou navegando pelo pc consigo acessar normalmente, dentro do programa ele não localiza. Tem algum problema de interferência por estar mantendo a versão 2020 no pc? Se for…pode ser q seja isso.

    1. Oi Rafael,
      Nenhum plugin foi instalado? ou só alguns?
      Geralmente é uma questão de duplicidade.
      Passo-a-passo para remover plugins em duplicidade:
      Vá até a pasta C:/users/appdata/sketchup/sketchup20XX/sketchup/plugins e selecione todos os arquivos e pastas. Utilize o atalho CTRL+X para recortar os arquivos e pastas e depois use CTRL+V para colar na pasta C:/programdata/sketchup/sketchup20XX/sketchup/plugins. Se perguntar se quer sobrepor arquivos existentes, pode permitir.

      Se não resolver fazemos um acesso remoto e te auxiliamos com isso.
      Abs

      1. Oi Ellen, deve haver plugins duplicados.

        Passo-a-passo para remover plugins em duplicidade:
        Vá até a pasta C:/users/appdata/sketchup/sketchup20XX/sketchup/plugins e selecione todos os arquivos e pastas. Utilize o atalho CTRL+X para recortar os arquivos e pastas e depois use CTRL+V para colar na pasta C:/programdata/sketchup/sketchup20XX/sketchup/plugins. Se perguntar se quer sobrepor arquivos existentes, pode permitir.

        Se não resolver, me mande no privado um acesso do anydesk e eu resolvo remotamente pra voce.

  8. Fala pessoal, tudo bem?
    Fui reinstalar a biblioteca do cura em meu novo computador, mas estou encontrando dificuldade na hora em que o instalador vai fazer a instalação do CONNECTER. Aparece uma mensagem na hora da instalação e ele não consegue concluir o processo, alguém sabe o que pode ser? A mensagem é a seguinte: “You don´t have C++ Redistributables installed. Do you want to download and install now?” > eu clico em sim o instalador fica um tempão como se estivesse tentando se conectar e instalar algo, e aí depois de alguns minutos aparece a seguinte mensagem: “O Windows não pode encontrat ‘C:\Users\gabri\AppData\Local\Temp\nskAE3.tmp\cppregist.exe’. Certifique-se de que o nome foi digitado corretamente e tente novamente”.

    1. Olá Gabriel,
      Ele não te da mais opções? De ignorar esse risco?
      É que como é uma aplicação feita por nós mesmos, ele nõa tem nenhuma certificação. Por isso ele acusa como um risco.
      Mas fique tranquilo que não há nada na aplicação que vá infectar sua máquina. Ele apenas encadeia as instalacões de plugins, fontes e outros elementos.

  9. Oiee, estou tendo um problema durante a instalação da biblioteca, pois não consigo instalar o connecter v4, aparece uma mensagem ( you don’t have C ++ redistributables installed do you want to download and install it now?), eu digo que quero instala-lo, fica processando por um tempo e depois aparece a mensagem: O Windows não pode encontrar ‘C:\Users\costa\AppData\Local\Temp\nseE4F5.tmp\cppregist.exe’. Certifique-se de o nome foi digitado corretamente e tente novamente.
    Vocês poderiam me ajudar?